Uma breve história ….
Ano de 2004.
Surge a vontade de fazer algo pelos jovens da nossa região: um lugar de periferia onde não há muita opção de lazer ou atividade instrutiva como cursos, atividades esportivas etc. Os meninos e meninas, em sua maioria, passam necessidade de coisas básicas como alimentação e presença de pai e mãe, levando a maioria para o uso de drogas e para a criminalidade como subterfúgio. Crescido neste bairro (Lago Azul), o então aluno de Jiu Jitsu: Fladimir França de Souza, teve a iniciativa de começar a incentivar os jovens através de apresentações de artes marciais nas escolas, levando uma oportunidade para eles que, se quisessem aprender, poderiam fazer uma inscrição e fazer parte da equipe. O nome do Instituto veio bem depois escolhido, inclusive com a participação dos alunos.
A turma foi crescendo e, com a ajuda de colaboradores, alugou um local pequeno, que logo se encheu de meninos e meninas querendo aprender artes marciais. Ensinando valores, valorizando o respeito aos mais velhos, respeito aos colegas, incentivo ao estudo e crescimento, conversas preventivas contra drogas o Projeto foi sendo ampliado. Logo novas modalidades foram inseridas, karatê, Muai Thay, MMA, Dança, Ginástica Funcional, Balé, informática e outros. Inserindo a comunidade, aproximando os pais, alcançando mais jovens hoje o Instituto Jifad tem uma história de restauração de vidas.
Atualmente o Instituto trabalha com o modelo Cívico e oferece treinamento para os alunos e cursos profissionalizantes livres. Também está inserindo o cuidado com o idoso com jantares sociais promovidos e confeccionado pelos jovens. Trabalha também a conscientização do cuidado com o meio ambiente, reaproveitando materiais recicláveis, e forças tarefas para limpeza de ruas na cidade, musicalização, cultura e lazer como ferramentas para inserir nossos alunos no contexto de um futuro onde eles podem escolher, eles podem sonhar e conquistar coisas grandes.